Offline
27/01/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos para esta segunda-feira na Região Sudeste
Publicado em 27/01/2025 07:22
GERAL

Nesta segunda-feira (27/01/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para a região Sudeste do Brasil é apresentado a seguir: 

 

Risco Hidrológico 

 

• Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais 

 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de São José dos Campos, Campinas e São Paulo (SP); Rio de Janeiro, Volta Redonda e Petrópolis (RJ); e Juiz de Fora, Varginha, Pouso Alegre, Barbacena e Belo Horizonte (MG). Nessas regiões, há previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

 

 

 

Risco Geológico 

 

Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro 

 

Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Intermediária de São Paulo (com destaque à Região Metropolitana), devido aos acumulados registrados nas últimas 72 horas e à previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem ocorrer com intensidade moderada. Neste cenário, ainda há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas. 

 

Também é MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Intermediárias de Campinas, São José dos Campos, Pouso Alegre, Volta Redonda-Barra Mansa, Rio de Janeiro e Petrópolis e Juiz de Fora, devido aos acumulados moderados de chuva que foram registrados nas últimas 48 horas e  à previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Neste cenário, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas. Atenção especial para a Região Serrana do Rio de Janeiro e porção sul da Zona da Mata Mineira, onde há maior suscetibilidade aos deslizamentos de terra e as pancadas podem se desenvolver de maneira mais intensa, o que pode culminar em cenários de maior risco ao longo do dia.

 

 

Fique de olho em nossas atualizações! 

 

Web Rádio Cidade - Além Paraíba, sempre levando a informação até você com seriedade e responsabilidade. 

 

Fonte: CEMADEN - Edição e Reprodução: Web Rádio Cidade - Além Paraíba.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!