Nesta sexta-feira (31/01/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Barbacena, Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), São Paulo e São José dos Campos (SP), nesta última com destaque para os municípios do Litoral Norte paulista. Nessas regiões, há previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Diante dessa previsão, associada aos acumulados de chuva dos dias anteriores, aumenta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas. Na bacia hidrográfica do rio Paraitinga há possibilidade de inundação gradual, devido às condições de saturação do solo e ao nível já elevado do rio Paraitinga.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas e Sorocaba (SP); Volta Redonda, Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ); Varginha e Belo Horizonte (MG), devido à previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.
Risco Geológico
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se ALTA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Intermediárias de São José dos Campos, Pouso Alegre e Volta Redonda - Barra Mansa, especialmente nas localidades situadas junto às escarpas e vertentes de alta declividade da Serra da Mantiqueira, devido aos acumulados de chuva registrados nas últimas 120 horas e à previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade e gerar acumulados expressivos. Neste cenário, podem ocorrer deslizamentos esparsos, principalmente em áreas de alta suscetibilidade.
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Intermediárias de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Petrópolis, Varginha, Juiz de Fora, Barbacena e Belo Horizonte, devido aos acumulados de chuva registrados nas últimas 120 horas e à previsão de pancadas de chuva. Neste cenário, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas.
Fique atento às nossas atualizações!
Web Rádio Cidade - Além Paraíba, sempre levando a informação até você com seriedade e responsabilidade.
Fonte: CEMADEN - Edição e Reprodução: Web Rádio Cidade - Além Paraíba.