Um vídeo circulou nas redes sociais, no domingo (20), no qual uma cobra foi encontrada no motor de uma motocicleta em Sapucaia (RJ). O caso aconteceu na Rua Arthur Marques de Carvalho, no Centro da cidade e causou um grande susto na proprietária do veículo.
Nas imagens, é possível ver o animal enrolado no motor da motocicleta. A cobra permanece enroscada e se movimenta até a chegada do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, o chamado foi feito por volta das 2h30.
Em entrevista ao g1, Nara Juliana, dona da moto, contou sobre a reação ao encontrar o animal.
"Eu nunca tinha visto na minha frente uma cobra. Utilizo a moto para trabalhar e ia pegar ela por volta das 5h da manhã. Quando vi, logo fui avisar a minha mãe. Ela também ficou assustada e me pediu para mostrar onde estava. Ficamos um tempo olhando e ela fazia um barulho de chocalho".
Segundo Nara, a primeira reação dela e da mãe foi tentar retirar o animal por conta própria. A cobra, segundo ela, não parava de se mexer. Diante do risco, elas acionaram o Corpo de Bombeiros, que repassou orientações por telefone até a chegada da equipe.
Ainda de acordo com a dona da motocicleta, o animal foi identificado como uma cascavel.
Durante o resgate, os bombeiros usaram uma haste para retirar a cobra do veículo. Como não apresentava ferimentos, ela foi capturada e devolvida ao habitat natural.
A equipe do g1 procurou o biólogo Gabriel Fichter Zaccari, que analisou as características descritas por Nara e confirmou que se tratava de uma cascavel.
"A cobra que tem chocalho é a cobra cascavel (Crotalus durissus). O chocalho é uma estrutura na ponta da cauda que, quando agitada, emite um som característico. Dado as características fenotípicas presentes no vídeo, podemos afirmar que sim, se trata de uma Cascavel."
O que fazer em situação semelhante?
Segundo o Instituto Butantan, destacado centro de pesquisa científica e produção de imunobiológicos, para evitar ser picado por uma cobra em situação semelhante, o mais importante é não tocar o animal em hipótese alguma e procurar ajuda imediata.
O instituto orienta que, ao aparecer alguma cobra em casa ou em área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, é fundamental procurar socorro com pessoas que saibam lidar com os animais.
O ideal é o acionamento do Corpo de Bombeiros (193), da Defesa Civil (199) ou do Controle de Zoonoses do município. Desta forma, o morador não corre o risco de se acidentar ao tentar manusear o animal indevidamente.
Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde - Edição e Reprodução: Web Rádio Cidade - Além Paraíba.