Offline
SEMANA TERÁ MAIS TEMPORAIS COM ESTRAGOS NO BRASIL: Condições atmosféricas nesta semana serão favoráveis ao registro de novos temporais no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.
AVISO METEOROLÓGICO
Publicado em 13/10/2024

O padrão atmosférico mudou significativamente no Brasil. Não é mais o mesmo que prevaleceu até poucos dias atrás e que trouxe meses de clima muito seco e quente com ausência de precipitação em muitas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste do país por 150 dias ou mais. A maior presença de umidade na atmosfera com temperatura alta vai prosseguir nesta semana sobre grande parte do Brasil, o que vai trazer condições para a formação de novos temporais de vento e queda de granizo. As áreas de maior risco para tempo severo nesta semana são as do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, onde se espera maior instabilidade atmosférica com ar quente e altos índices de umidade, o que vai formar nuvens carregadas capazes de provocar temporais, alguns fortes a severos. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal estão entre as áreas com maior potencial para temporais no decorrer desta semana que se inicia. Em São Paulo, onde a maior parte da semana será de sol, a instabilidade deve aumentar na capital e no interior no final da semana.O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana no Brasil do modelo de referência de previsão do tempo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF). No Sul do Brasil, entre terça e quarta-feira, áreas de instabilidade devem avançar pela região e algumas podem ser fortes, assim que não podem ser descartados alguns temporais bastante pontuais e isolados de vento forte e queda de granizo. DINÂMICA ATMOSFÉRICA COMO NO VERÃO Os temporais esperados nesta semana no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil devem ter características típicas das tempestades isoladas que se formam com o calor e a alta umidade durante a temporada chuvosa no Centro do Brasil, que tem seu auge nos meses de verão. Como isso ocorre? A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo. 

 

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca. 

 

Fonte: metsul - Edição e Reprodução: Web Rádio Cidade - Além Paraíba. Leia a matéria completa no site da metsul: https://metsul.com/semana-tera-mais-temporais-com-estragos-no-brasil-veja-onde-ha-risco/?fbclid=IwY2xjawF4w05leHRuA2FlbQIxMQABHfxRtm3Dl_MzzZJW8DrGqX10F4n9ojG3bmybnj6F-JBg80q9kACbDTNxvg_aem_gAmEycgDUf_KyGOvwEE1DQ .

Comentários
Comentário enviado com sucesso!