Offline
ATENÇÃO - ALERTA | Elevado perigo por chuva excessiva a extrema no Sudeste do Brasil com risco à vida e patrimônio por inundações e deslizamentos!!
Publicado em 28/01/2025 12:18
AVISO METEOROLÓGICO

Se você está em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais leia atentamente o alerta.

 

ELEVADO PERIGO POR CHUVA EXCESSIVA A EXTREMA EM ESTADOS DO SUDESTE! Volumes excessivamente altos a extremos de chuva devem trazer alagamentos, inundações e deslizamentos na Região Sudeste

 

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de elevado perigo por chuva excessiva a extrema com risco de acumulados de precipitação excepcionalmente altos em algumas áreas na Região Sudeste do Brasil entre este final de janeiro e o começo de fevereiro. Dados dos modelos numéricos indicam volumes de chuva excessivamente altos para uma enorme área da Região Sudeste com acumulados muito acima da média histórica desta época, que é a mais chuvosa do ano na climatologia regional e já com muito altos volumes nas médias. Os maiores acumulados de chuva devem se dar nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, embora possa ocorrer chuva forte a intensa localizada no Espírito Santo em consequência de convecção por calor e umidade. Os volumes nestas áreas devem ser muito altos na soma de dez dias com acumulados de 100 mm a 200 mm em muitas cidades, entretanto haverá pontos que pode chover durante os próximos dez dias até 200 mm a 400 mm, não se descartando até marcas superiores isoladas no período. Em Minas Gerais, as áreas com maior risco de chuva excessiva entre este final de janeiro e a primeira semana de fevereiro são o Centro e o Sul do estado, além do Triângulo Mineiro. O Sul de Minas, em particular, é de muito alto risco de chuva excessiva. A capital Belo Horizonte também está compreendida na área em que devem ocorrer altos volumes de chuva. 

 

Em São Paulo, os acumulados de precipitação também devem ser altos a muito altos com episódios localizados de chuva extrema. As áreas do estado com maior risco são o Centro, o Norte e o Leste paulista. Preocupa a possibilidade de chuva com acumulados excessivamente altos no Litoral Norte paulista. A cidade de São Paulo e a Grande São Paulo também estão compreendidas na zona de risco de chuva volumosa e excessiva entre este fim de janeiro e a primeira semana do mês de fevereiro com novos episódios de chuva intensa, acompanhando temporais. A primeira semana de fevereiro, em especial, pode ser por demais chuvosa na capital e na Grande São Paulo. Outro estado que tem um cenário muito preocupante de chuva é o Rio de Janeiro, onde os volumes igualmente devem ser muito altos e isoladamente até extremos no período de alerta. Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva será frequente no período e em alguns momentos pode ser forte a intensa. As áreas que causam mais preocupação no território fluminense são a Costa Verde (região de Angra dos Reis) e, em particular, a Região Serrana. 

 

Os temporais localizados com chuva intensa, raios e ocasionais rajadas de vento devem ser diários no Sudeste do Brasil neste fim de janeiro e na primeira semana de fevereiro. De forma muito localizada, as tempestades podem vir com vendaval – até risco de correntes descendentes ou microexplosão – e ocasiona granizo. Alguns destes temporais podem despejar enormes quantidades de chuva em curto período, com mais de 100 mm em apenas uma ou duas horas, assim como se viu na tarde da sexta-feira na cidade de São Paulo, quando em alguns bairros choveu mais de 100 mm em apenas uma hora e meia. 

 

https://metsul.com/elevado-perigo-por-chuva-excessiva-a-extrema-em-estados-do-sudeste/?fbclid=IwY2xjawIF0bZleHRuA2FlbQIxMQABHaFL8_B28eoJfTS22zvMZNb309fAtiVZY7Dfetv7l-3pgp5bzsdWJRxxoQ_aem_5zu7TKKWE8e1TEHzhdMXqA .

 

 

Fique de olho em nossas atualizações! 

 

Web Rádio Cidade - Além Paraíba, sempre levando a informação até você com seriedade e responsabilidade. 

 

Fonte: MetSul - Reprodução: Web Rádio Cidade - Além Paraíba.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!